Blogueira * Quantidade não é Qualidade...

00:00 Barbara Mac 0 Comments

Oi gente... Ainda hoje (26/05/2015), entrei na minha rede social favorita, o Skoob, e lá estava marcando "200 livros lidos".
Fiquei extasiada, super feliz e maravilhada com esse novo alcance na minha vida literária. Ainda mais porque eu nem estava contando kkkk Até aí, tudo normal. Mas quando eu me acalmei, me lembrei da época em que eu queria chegar ao número 100º. Mas quando eu consegui alcança-lo, não senti nada além de uma onde de alívio. E não foi de felicidade, foi como se um peso nas costas estivesse saindo dos meus ombros.
Mas calma aí... Eu não me arrependo de ler os livros pensando nesse número. Até porque foi graças à essa meta, que eu descobri novos gêneros, novos autores e novos mundos. Então, eu NÃO ME ARREPENDO. 
   Mas uma coisa eu aprendi com essa experiência. E é isso que vou compartilhar com vocês hoje: Qualidade versus Quantidade. E já sabemos qual é a que vence!


   Eu sempre tive que ter algum tipo de meta ou foco para não me distrair mais do que já me distraio quando o assunto é alcançar um objetivo específico.
   Em 2014 percebi que já estava marcando em torno de 60 livros lidos. E me surpreendi por isso. Me lembro que comecei a ler freneticamente, como um desafio proposto por mim mesma tentando alcançar uma meta. Mas olhando para trás, teria feito diferente.
   Como já mencionei: Eu não me arrependo. Mas isso não quer dizer que me orgulho 100% do que fiz. Pode ser estranho ler isso, mas quando finalmente o número 100 apareceu, eu não estava contente. Eu não fiquei tão alegre. Eu apenas revi os livros dos quais eu li, e entendi a frase popular "A qualidade vale mais que a quantidade".
    O meu maior erro, foi pensar que eu era menos apaixonada por livros do que outra pessoa só vendo a quantidade de livros que ela leu. Sério! Eu me sinto inocente por ter pensado desse jeito. Foi um tipo de empurrão para as minhas leituras. Uma ideia irreal de que quanto mais eu lesse menos inferior eu me sentiria ao 'lado' das pessoas que leram mais livros do que podem contar.

   Claaaro que quanto mais você lê melhor para você. Tanto pelo conhecimento quanto pelo prazer. Mas eu fiz isso pelos motivos errados. Foi por inveja e recalque shaushush



   Foi um ano realmente importante na minha vida se tratando da literatura. Digo que abri os horizontes mais longos e distantes do que imaginei que conseguiria. Prestei a atenção no trabalho editorial, narrativo, tradução, capa e tudo o mais. Foi em 2014 que conheci a minha profissão dos sonhos: Produção Editorial. Então por mais que eu  não admire meu ato tão ansioso de chegar à um número que não mudou a minha vida, foi só graças à essa correria que eu percebi outras coisas além da Sinopse e Capa.

   Então, aqui estou eu tendo este espaço para puro desabafo. Espero que entendam.
   E já se passaram 100 livros sem que eu tenha percebido ou me importado com o fator 'quantidade'.

Beijos leitores
*--*

0 comentários:

Olá, deixe seu comentário. Eu vou adorar responde-lo.