Quem lê mais? Os homens ou as mulheres?

00:00 Barbara Mac 4 Comments


Olá leitores de plantão. Reparei um tempo atrás, que toda página de algum livro (na rede social do Skoob), faz uma porcentagem de gênero que mais leu o livro em questão. E generalizando muuuito, a porcentagem é de normalmente 90% mulheres e 10% homens.
   E eu comparei livros de todos os gêneros possíveis, como Chick-Lit, Distopia, Fantasia, Auto-ajuda, Drama, Suspense, Terror, e muitos outros. E cheguei a conclusão, como leitora e sem nenhuma pesquisa, que é a Mulher quem lê mais. Não importa o gênero nem a época do ano, se o livro está ao seu alcance, a mulher o lê. Admito que antes dessa pesquisa, eu não sabia o porque. 
Fazendo as pesquisas para ter a resposta correta sem generalizar e sem a minha opinião pessoal, vi inúmeros comentários do tipo: "A mulher não lê mais que os homens. Só porque ela compra o livro, não significa que o lê. Pode ser apenas para presentear alguém."
Levando em consideração, que os comentários desse tipo apareceriam logo abaixo de artigos que comprovaram (com pesquisas válidas) o porque da mulher ler mais do que os homens, apenas dei uma bela ignorada pelo argumento inválido. Estamos falando de leitura e não de compras! 
Agora falando sério, fiquei um dia inteiro procurando opiniões diversas sobre esse assunto e agora eis o que achei:

O Instituto Pró-Livro fez a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, e revelou que 55% dos leitores brasileiros são mulheres – elas consomem, em média, 5,3 livros por ano contra os 4,7 livros anuais lidos pelos homens.

 Mas afinal, por que a mulher lê mais? 


Vários fatores influenciam esse dado. Pesquisas internacionais, comprovaram que as mulheres aproveitam mais a cultura, isso é, leem mais literatura. Isso faz com que enquanto os homens se foquem em um ou dois gêneros, a mulher abre um leque imenso, fazendo com que leia qualquer tipo de livro. 

A seguir, alguns dados comprovando isso:
  • 41% das mulheres preferem ler obras literárias contra apenas 16% dos homens. 
  • 42% das mulheres gostam de literatura de entretenimento contra 28% dos homens entrevistados.
  • As leituras informativas também são preferidas mais pelas mulheres (70%) que pelos homens (47%). 
As diferenças nesse quesito de diversidade são grandes, não concorda?
E de acordo com uma pesquisa francesa, quando perguntaram para os meninos e para os homens o que eles fazem nos momentos de lazer, eles revelaram que dedicam mais tempo à televisão – especialmente programas de esportes – e acessam a internet.
Enquanto as mulheres responderam que vão ao cinema, teatro, escutam música e leem. *--* 

Mas...

Depois da minha pesquisa, percebi que essa questão de sexo, não é tão importante. Pense comigo... Imagino que como eu, você também pode contar nos dedos quantos amigos e/ou conhecidos nosso realmente leem. E não dividimos esse número pequeno entre 'homens e mulheres', já que o fator principal é que o brasileiro não lê. 

Então...

Brasileiro precisa ler. E ler qualquer coisa! Jornal, revista, livros (estrangeiros ou nacionais), HQ's, quadrinhos e outros. O importante é adquirir essa linguagem. Ler faz com que nós criemos uma crítica sobre algo. Precisamos disso no mundo e infelizmente, muito no Brasil. 

Fontes: Instituto Pró-LivroSaraiva Conteúdo, Portal aprendiz e UFAC. E caso queira saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura do arquivo em PDF que possui várias coisas interessantes. 

E aí, concordam comigo? 
Beijos leitores!

4 comentários:

  1. Olá, achei super legal a sua pesquisa, e realmente as mulheres são as que mais fazem leituras , acho que pelo fato de nós sermos mais abrangentes do que os homens, como dizem "fazemos de tudo um pouco" Rsrs.
    bjs e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessica...Que bom que gostou.
      Com certeza essa é uma verdade!

      Beijos blogueira

      Excluir
  2. Oi Bárbara!
    Sabe que eu realmente conheço poucos homens que gostar MESMO de ler e sei que tenho sorte pq meu namorado é um deles! :) Isso tem várias vantagens, tipo: ele traz os livros dele para eu ler e dizer o que achei, entende quando eu prefiro ficar lendo ao invés de fazer qualquer outra coisa e tbm considera caminhar pela Saraiva como passeio!! =DD hehehehe
    Mas o fato é mesmo que o brasileiro lê pouco e concordo 10000% com a sua opinião de que, sério, qualquer coisa vale pra começar. Às vezes vejo pessoal fazendo cara feia para quem só lê estes livros superpopulares tipo Crepúsculo ou os do J. Green, mas eu penso: graças a Deus que pelo menos estão lendo algo!!
    Bjoo, amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Homens que leem <3
      Que bom que concorda. Entendo o que disse, não importa se é 50 tons ou Pequeno Príncipe. Paulo Coelho ou Stephanie Meyer. A pessoa está lendo! E isso, de certa forma basta.

      Beijos blogueira vegetariana!

      Excluir

Olá, deixe seu comentário. Eu vou adorar responde-lo.