Diário virtual - Comprando livros na livraria. Só que não...

20:36 Barbara Mac 6 Comments

A seguir, um breve relato de um dos meus dias de Garota Turista...

   A necessidade de precisar, na verdade de querer mais livros, junto com a minha vontade de sair do meu quarto, acabei decidindo ir numa livraria. Como moro em Guarulhos eu tinha duas opções: ir na livraria mais próxima OU ir em São Paulo e passar em pelo menos 3 livrarias próximas umas das outras e aproveitar ao máximo todas elas. É obvio que escolhi ir para São Paulo. Saí de casa sem saber para onde ir exatamente. Mesmo assim peguei o ônibus que dava na linha azul do metrô. 
   
Para quem mora em SP, vai parecer coisa de turista dizer isso mas, eu simplesmente amo andar de metrô, não sei o que acontece. Aprecio toda aquela galera de lugares totalmente diferentes saindo pelas mesmas portas automáticas.
Voltando, e passado meu momento turista, lembrei que tinha uma Fnac na Paulista e eu sabia, sabia nada Bárbara, como chegar lá, então segui a linha verde, ou foi a amarela?

   
   Claro que com o meu senso de direção maravilhoso (precisei do Google Maps o tempo todo e mesmo assim me perdi), consegui andar a Paulista por uns 10 minutos e acabei chegando em uma livraria que não conhecia. Não me lembro o nome, mas passei mais de uma hora lá dentro só olhando as belezuras. Vi que o preço não era lá dos piores, mas só passei mesmo para dar uma boa olhada nas novidades, porque fazia tempo que eu não me inteirava.
   De qualquer modo, pensei que ficaria lá pra sempre, mas me lembrei que eu estava em SP, momento turista de novo, e que ainda tinha muitas opções.

Nessas de andar mais um pouco (eu me perdi 3 vezes em uma avenida reta - gosto de pensar que foi culpa do Google...), consegui achar a Fnac.
Okey, eu preciso admitir e dizer que SURTEI!!!
   A cada livro que eu via me lembrava da resenha que tinha visto em algum blog, que estava na lista de desejos, ou que eu estava lendo em PDF.
   Depois de três horas, andando pelas prateleiras e lendo as sinopses eu acabei sentada no chão da loja com 11 livros nos braços, pensando se eu teria dinheiro para tudo aquilo ou paciência pra explicar pra minha mãe por que precisei comprar tantos livros em um só dia. Ela ainda não aceitou o fato de eu ser consumista em livros. (vai entender os pais, neh).

   Anotação mental: Um dos motivos para eu amar a Livraria Fnac, é a organização dos livros. Eu adoro a da Saraiva e a da Nobel me dá raiva. A da Fnac me satisfaz, e eu posso até me perder lá dentro (é enorme), mas como leitora dá para entender como funciona e se achar!



   Por não saber o que exatamente decidir e sabendo que eu não tinha achado os melhores preços do mundo acabei saindo da Fnac com a mesma quantidade de livro que entrei, nenhum.
   Me aborreci comigo mesma durante um tempo, mas eu estava certa em fazer aquilo. Por que, por mais que eu quisesse de todo o coração e alma sair com a sacola cheia da loja, eu só queria ter a sensação dos livros perto de mim, só aprecia-los e realmente olhar já sabendo o que eu queria. Por que naquele momento percebi que se eu tivesse levado todos aqueles livros para casa, minha wishlist ainda estaria cheia, pelo simples fato de que eu não teria levado os livros que eu realmente precisava e desejava, e sim os que eu ACHAVA que queria.
  Mesmo tendo em mente a minha lista de livros preciosos e que eram prioridades, eu sempre acabava pensando: “Mas por que não levar aquele também?” ou “Será que vale a pena levar este?” e acabava me perdendo do que eu mesma achava que eu queria.


   No caminho de volta pra casa, me toquei que se eu chegasse em casa e me sentasse calma na frente do computador, conseguiria comprar os livros por um preço muito mais baixo, assim acabando com mais livros no final da compra. E foi exatamente o que fiz kkkk.


   E foi partir daquele dia realmente entendi o porquê de eu sempre sair quase sem nada das livrarias em que eu entrava. É sério gente, isso acontecia quase todas as vezes! O problema é que eu sempre me arrependia ao ver o preço do livro 50% mais barato em uma loja online. 

   Agora eu sei, que mesmo nunca resistindo a entrar em uma livraria/biblioteca/sebo/feira de livros que apareça na minha frente, eu já sei que se eu realmente parar para pensar, os preços desses livros na internet vão estar bem melhores. 
*Deixando claro aqui que eu já suspirei e troquei a calma de comprar online pela emoção de levar o livro da loja.
   
   Assim, agora, eu tento ao máximo que consigo não me encantar loucamente por todos os livros que vejo, e simplesmente anotar o nome e quanto custa no tal lugar onde vi. É claro que isso não se encaixa em sebos. Já que é mágico você sair de lá com um livro que você sonhou ou acabou de se apaixonar sem se importar com o valor *----*

   Resultado final: 80% das minhas compras são feitas pela internet, mas ainda amo lojas físicas. E o fato é que nunca pararei de ir já que tem a vantagem de começar a ler o livro no mesmo dia. Mas falando sério, quem resiste à promoções de lojas online?

Obrigada por ler ^^

6 comentários:

  1. Sei bem como é passar por isso. É tão bom comprar livro em uma livraria física, e tão caro também. Tando que faz uns 2 anos que só compro livros em lojas online.
    Adorei o post, bem escrito!

    xoxo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na livraria os livros são bem caros, eu fiz uma pesquisa sobre o porquê dos preços serem tão diferentes e logo mais posto o motivo.
      Muito obrigada por ler!

      No começo fiquei com o pé atrás de postar, mas é literalmente um diário virtual e resolvi postar.. Agradeço o elogio ^^
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, adorei seu blog, parabéns!

    O pessoal das livrarias devem ficar loucos comigo...vou na livraria quase toda semana (na minha cidade só tem uma que fica no shopping). Mas gosto mesmo de entrar pra ver as novidades e pegar alguns marca páginas...não costumo comprar livros em livrarias pelo fato dos preços serem mais elevados que nas lojas virtuais.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Quel, adorei o seu blg também. Sério, é muuuito lindo e o conteúdo também!

      Tadinho dos vendedores da sua cidade!
      Os compradores das livrarias hoje em dia são apenas visitantes! Mas temos que salvar as livrarias físicas. Só não sei como kkkk

      Volte sempre, beijos ^^

      Excluir
  3. Também compro muito pela internet, mas mesmo assim também sou apaixonada por livrarias! Nada como cheirar o livro antes de comprar, não é?
    Beijocas!
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sumidas. Obrigada por passar aqui *--*
      Um tipo de #TestDrive Literário. Temos que sentir, tocar e cheirar antes de comprar pela internet kkkk
      Vida de Leitor é assim mesmo.

      Ps. Que trocadilho ruim esse hahaha
      Bjs garotas ^^

      Excluir

Olá, deixe seu comentário. Eu vou adorar responde-lo.