Descoberta * Wattpad - Você escreve? Então publique...

01:48 Barbara Mac 0 Comments

   Redes Sociais foram feitas para um objetivo específico: Entreter e socializar um publico alvo (não me diga Bárbara kkk). E eu adoro muitas delas, mas uma realmente útil e boa que eu achei, foi o Wattpad.
   E é literalmente para fazer o que eu escrevi no título da postagem: Publicar suas histórias para o mundo.


  Quando entrei nesse site achei que era apenas para ler livros online. Mas foi um engano meu. O intuito do site pode até ser, em partes a leitura online, mas o objetivo é mais complexo do que isso. 

O que é?

   A plataforma foi feita para os usuários publicarem suas histórias, e não importa se são poesias, contos, crônicas, livros, fanfic's ou qualquer texto. Você escreve, você publica. 
   E você 'manda' para o mundo com a frequência que quiser. Pode ser um, dois, ou mais capítulos por semana, ou publicar tudo de uma vez... não importa como, o que interessa é divulgar.
   Já vi alguns livros de escritores famosos sendo publicados lá como e-book, mas o foco realmente são os escritores 'amadores'.

Cadastro

   Cadastre um perfil ou entre com o Facebook (isso já está virando regra em todo lugar). 
   
   No meu caso sempre faço um perfil no site, porquê como já disse no post Filmow - Rede social para cinéfilos, eu não gosto de conectar muita coisa na internet. Em algumas, fazer isso é necessário, mas se você relacionar todos os seus perfis uns com os outros, as chances de desmoronar quando algo der errado, são maiores. 
   Não tenho nenhuma pesquisa para confirmar isso, eu devo ser paranoica mesmo kkkk Mas ta aí a dica ;)

O que ele faz além de publicar?

   Se você não quer publicar e apenas ler, o site e o aplicativo deixam você comentar, favoritar, marcar como lido, lendo ou quero ler, compartilhar nas outras redes sociais e você ainda tem como interagir com os escritores.
   E de vez em quando, dependendo do escritor, os acontecimentos do livro podem  ser alterados ou mudados enquanto a escrita avança, levando em consideração os comentários.


Leituras

   Opções é o que não faltam. Acreditem...



Vantagens & Desvantagens


Vantagens: Do computador para o papel.
      As Editoras nacionais e internacionais estão de olho. Isso é sério. O Whattpad é uma LUZ REFLETORA GIGANTESCA em cima dos escritores da nova geração. 
   Conectar o WP + autor + leitores + editora tem se mostrado uma das melhores estratégias inventadas pelo Backstage Editorial.  O Mercado está aberto.
   Um grande exemplo disso, é o fato de que a cada mês mais livros estão sendo publicados em tiragem de Best-seller. Tanto faz se é estrangeiro ou brasileiro, as cópias iniciais ultrapassam o meio milhão. 
   
   Um bom exemplo, é o livro que a editora Leya publicou da brasileira Lilian Carmine , Lost Boys (linkado para o Skoob - necessário login) em 2013.  

Desvantagens: Plagio é crime, mas a internet é livre.
   Ninguém confia 100%. Não posso falar que ninguém vai plagiar sua história, mas no site, o que é seu é seu. Os direitos autorais são reservados aos autores originais, mas no Brasil em 2014, 10 histórias foram plagiadas (pelo que eu sei >.<). Não é muito, mas já é um problema.
   Você tem a chance de Denunciar. O aplicativo decepciona quando se trata disso, mas os próprios usuários se ajudam.

Projeto



   A parceria entre a editora Harlequin e o Whattpad foi com o objetivo de achar uma história boa para ser publicada. O nome do projeto é "Então você pensa que pode escrever".

   Infelizmente esse tipo de pareceria ainda não aconteceu aqui no Brasil, mas torcemos e veremos. Para mais informação, clique aqui: Harlequin - So you think you can write.


ENTÃO FOI ISSO PESSOAL
 Se você tem algo feito por você, publique.
É uma maravilhosa oportunidade.
Bjs e até a próxima

0 comentários:

Olá, deixe seu comentário. Eu vou adorar responde-lo.